26.4.11

Pedra de Roseta



Em agosto de 1799, Napoleão Bonaparte realizou uma expedição militar e científica para o Egito. Enquanto conduziam um grupo de engenheiros para o Forte Julien, próximo à cidade de Roseta, os soldados franceses se depararam com um fragmento polido de uma pedra entalhada com estranhos glifos cunhados separadamente em três línguas diferentes: grego, demótico e hieróglifos.

Percebendo o valor daquelas inscrições, Napoleão Bonaparte logo ordenou a reprodução e o envio daqueles escritos para especialistas em línguas mortas.

Em abril de 1802, Reverendo Stephen Weston foi capaz de traduzir a parte escrita em grego. No mesmo ano, o francês Antoine-Isaac Silvestre de Sacy e o sueco Johan David Åkerblad interpretaram as inscrições em demótico. No entanto, os hieróglifos pareciam ser indecifráveis. Somente após 23 anos desde a data de sua descoberta que o francês Jean-François Champollion foi capaz de decifrar o código dos hieróglifos na Pedra de Roseta.

Desta forma, foi possível compreender o contexto da criação da estela: as inscrições foram feitas para registrar a gratidão dos sacerdotes egípcios ao faraó Ptolomeu V Epifânio, o qual havia concedido ao povo a isenção de uma série de impostos. De fato, as descobertas de Champollion permitiram que o mundo ocidental tivesse acesso aos milhares de anos da história do Egito, aumentando ainda mais o fascínio dos europeus pela civilização dos faraós.

4 comentários:

  1. Kátia, quantas saudades... das nossas viagens e aventuras em Araial e por aí... qd nos veremos?!!!
    Adorei seu blog!
    bjsss
    Cris/Campinas

    ResponderExcluir
  2. Que loucura !!!! a vida passa muito rápido !!!! legal ver vc aqui !!!! vou tentar falar com vc no msn.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. minha katia querida, sabe que morei no mesmo predio que champollion morou em paris? rue mazarine 27, era cheio de crianças da escolinha, pra conhecerem seu apartamento, que era no terceiro andar. em Frente, ao centro de altos estudos da frança... BJS RICARDO MARINHO

    ResponderExcluir
  4. Que luxo !!!! estudei sobre ele no curso de história da arte... e fiquei fascinada!Também assisti um documentario da BBC muito bom !!! um Gênio.
    Bj e sds...

    ResponderExcluir