13.10.10

Uma questão de ponto de vista



Quero dividir minha indignação com vocês.

Um pouco antes de viajar para Itália, eu pesquisei sobre tudo o que eu iria conhecer...

 E acabei visitando alguns blogs.

Em um deles, uma mulher descrevia a visita à capela sistina como se fosse um calvário... Segue trechos de seus comentários:

“O calor é infernal, um monte de pessoas se acotovelando.”

“As pessoas são obrigadas a andar em fila, num sentido único, sem direito a se arrepender e voltar”

“quando chegam à capela sistina ficam todos espremidos, olhando para cima... um horror”

Quando terminei de ler, respirei fundo e pensei... Se eu consegui sobreviver a Rua 25 de Março na véspera do Natal... Tiraria isso de letra.

Depois que eu tive o imenso privilégio de visitar a capela sistina, em pleno verão, pude sentir que lá dentro o calor não é infernal, o ar condicionado da conta do recado (lá fora sim, faz 40 graus)

Existe sim uma multidão de felizardos andando civilizadamente em fila, com sentido único (é um sistema de segurança do museu do vaticano, justamente para evitar tumulto).

Fiquei pensando no que a mulher escreveu... Será que existiria algum maluco disposto a se arrepender e desistir da visita na última hora? (pois a capela sistina é uma das últimas salas do museu) O museu criou algumas alternativas de trajetos, um mais completo e outro mais resumido, mas nos dois, a capela sistina fica no final. E por último... É lógico que as pessoas ficam todas olhando para cima, Para onde ela queria que estivessem olhando??????? 

Quando saí do museu, extasiada com tamanha perfeição, percebi como as pessoas são diferentes!!!

Como alguém diante de tanto talento, beleza, perfeição consegue desprender energia para enxergar algo tão diferente? Tão amargo...

Mesmo que tudo que ela escreveu fosse a mais pura verdade... Após ver a capela sistina e pensar em Michelangelo... Seria impossível lembrar de calor, filas ou coisa do gênero.

 A contemplação da capela sistina higieniza a mente, faz uma faxina na alma... apaga qualquer má lembrança.

São pessoas que não mereciam estar lá!!!! Nunca !!! Nem por um milésimo de segundo.

Saí do museu com duas certezas: A de que Michelangelo realmente tinha inspirações divina... (ele vivia afirmando isso),  e que tudo na vida, é uma questão de ponto de vista.

Dica: assista “Agonia e êxtase” e “Michelangelo o divino.”

Compre seu ingresso pelo site, http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets é muito seguro.

Você paga 4 EUR. pela taxa de reserva, mas se livra de uma fila de três horas (achei a troca justa).

2 comentários:

  1. Quando terminei de ler, respirei fundo e pensei… Se eu consegui sobreviver a Rua 25 de Março na véspera do Natal… Tiraria isso de letra.

    rsrsrs

    Ahhh interpretacao acho que varia de acordo como estamos nos sentindo. Talvez ela nao estivesse em um dia bom rsrs

    Ahhh eu imagino a emoção que deve ser ve-la ali no real! Os detalhes e tudo mais!

    Quando eu tive aula de historia da arte minha professora que tb viu de perto disse q é pequeno!?

    bjs flor, bom final de semana para ti

    ResponderExcluir
  2. Que luxo !!!! meu sonho era ter tido aula de história da arte...
    Então... Não achei pequena não. Ela é bem alta !!! com riqueza de detalhes... achei até grande.bjs

    ResponderExcluir