17.10.09

Diego Riviera


Diego Rivera foi um dos melhores pintores mexicanos.


Estudou na Academia de Bellas Artes no México, mas partiu para a Europa, Beneficiado de uma bolsa de estudo. Esta experiência enriqueceu-o muito em termos artísticos, pois teve contacto com muitos pintores da época como Pablo Picasso , Salvador Dalí e Juan Miró, Que influenciaram a sua obra.


Começou a trabalhar num ateliê em Madrid. Nessa época conhece sua primeira esposa: a pintora russa Angelina Beloff. Com ela Diego teve um filho Logo depois ela falece.


Criou o movimento muralístico mexicano. Ele acreditava que só mesmo o mural poderia redimir artisticamente um povo que esquecera a grandeza de sua civilização pré-colombiana durante séculos de opressão estrangeira e de espoliação por parte das oligarquias nacionais culturalmente voltadas para a metrópole espanhola.


Assim como os outros muralistas, considerava a pintura de cavalete burguesa, pois na maior parte dos casos as telas ficavam confinadas em coleções particulares.


iniciou uma fase de gigantescos murais que contavam a historia politica e social do México monstravam a vida e o trabalho do povo mexicano, seus herois, a terra, as lutas contra injustiças. Em 1929 casou-se com a pintora mexicana Frida Kahlo. Da qual pesquisadores com base na autópsia de Frida acreditam ter sido envenenada por uma das amantes de Diego Rivera. Em 1930 Rivera foi para os Estados Unidos onde permaneceu por 4 anos. la também pintou varios murais.


A tela acima foi pintada por Amedeo Modigliani


 

Um comentário:

  1. fala de arte não é facil porque a arte vai alem do globo ócular vai a alma de quem a ver, e isso você katia faz bem, pois tens a alma de artista. Para mim artista não é apenas o que a prduz as quem também sabe apreciar com propriedade. Um beijo e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir