23.8.09

Amelie Poulain

O Fabuloso destino de Amélie Poulain é um filme sobre pessoas comuns que desejam realizar seus sonhos. O início de tudo é bastante conturbado: o nascimento de Amélie, o suicídio de sua mãe em frente a uma igreja, o fetiche de seu pai por um gnomo de jardim e o diagnóstico errado de um problema em seu coração.


seu pai achava que Amélie possuia uma anomalia no coração, já que este batia muito rápido durante os exames mensais que o pai fazia na menina. Na verdade, Amélie ficava nervosa com este raro contato físico com o pai. Por isso, e somente por isso, seu coração batia mais rápido que o normal. Seus pais, então, privaram Amélie de freqüentar escola e ter contato com outras crianças. Sua mãe, que era professora, foi quem a alfabetizou .


Sua infância solitária e a morte prematura de sua mãe influenciaram fortemente o desenvolvimento de Amélie e a forma como ela se relacionava com as pessoas e com o mundo depois de adulta.


Após sua maioridade, mudou-se do subúrbio para o bairro parisiense de Montmartre onde começou a trabalhar como garçonete. Certo dia, encontra no banheiro de seu apartamento uma caixinha com brinquedos e figurinhas pertencentes ao antigo morador do apartamento. Decide procurá-lo e entregar o pertence ao seu dono,anonimamente. Ao notar que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e remodela sua visão do mundo.


A partir de então, Amélie se engaja na realização de pequenos gestos a fim de ajudar e tornar mais felizes as pessoas ao seu redor. Ela ganha aí um novo sentido para sua existência. Em uma destas pequenas grandes ações ela encontra um homem por quem se apaixona à primeira vista. E então seu destino muda para sempre...


Amelie nos ensina a valorizar os pequenos prazeres da vida... Como por exemplo:


Observar a emoção no rosto das pessoas na sala de cinema; procurar detalhes que ninguém vê; enfiar a mão bem fundo no saco de cereais; e quebrar a casquinha de açúcar do crème brûlée...



Branquinha, vejo muita semelhança entre você e essa personagem, principalmente a de realizar pequenos gestos, que tornam mais felizes, as pessoas que convivem com você.


Um Dom muito valioso nos dias de hoje.


 


 

Um comentário:

  1. Que coisa linda !eu adoro a amelie , acredito que muito de nos existe um pouco da amelie poulain , voce andando(flutuando) nas ruas de paris , em frente a sorbonne, querendo entrar a qualquer custo e tomar aquele chocolate bem baratinho ....sem falar nos dias de fazer a unha , rs

    ResponderExcluir