Vincent Van Gogh nasceu em 30 de março de 1853, em Groot-Zundest, Holanda, e faleceu em 27 de julho de 1890, na França.
A guinada em sua vida (1880): ele abandonou suas buscas religiosas e devotou-se exclusivamente a pintar os mineiros de Borinage, na Bélgica. Théo, seu irmão, passou a sustentá-lo, tendo essa situação se mantido até o fim da vida de Vincent.
Após a morte de seu pai em março, Van Gogh continuou com seu trabalho e, no início da primavera, pintou sua famosa tela The Potato Eaters (1885).
Em 1886 foi à Paris para encontrar-se com Théo que estava trabalhando numa galeria de arte em Montmatre. Seu irmão o apresentou aos impressionistas: Monet, Renoir, Degas e Seurat. Nesse mesmo ano Van Gogh veio a conhecer Gauguin.
Em outubro de 1888, Gauguin foi ao seu encontro, em Arles, para fundarem uma escola de arte - momento crucial na vida de Van Gogh, quando pintou os famosos girassóis para decorar o quarto de Gauguin. Ao final desse ano, sobreveio um surto psicótico que o levou a perseguir seu amigo com uma lamina de barbear quando Gauguin conseguiu se evadir do ataque, mas Van Gogh acabou cortando sua própria orelha, arrancando-a. Decidiu se internar no asilo de Saint Remey para tratamento.
Lá pintou Starry Night over the Rhone (1888).
Em 1889 Van Gogh deixou Saint Remey e procurou Théo. Em maio de 1890, ele parecia muito melhor e mudou-se para Auvers-sur-Oise, produzindo mais de 80 telas nos dois últimos meses que precederam seu ato suicida com um disparo "para o bem de todos".
Durante sua breve carreira, conseguiu vender apenas um quadro. Os melhores trabalhos de Van Gogh foram produzidos em menos de três anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário