29.8.09

Michelangelo



Em mil quinhentos e oito, Miguel Ângelo Buonarroti herda uma encomenda do papa: pintar os doze apóstolos no teto da Capela Sistina. Por este trabalho dão-lhe cinco assistentes e três mil ducados, o preço de uma casa em Florença. Ele acha que o andaime é ineficaz e deteriora o teto, por isso desenha outro muito mais astucioso, que se apóia nas paredes. Pinta quatro apóstolos, mas não fica satisfeito. Quer fazer do local algo de excepcional e propõe ao papa contar o Gênesis no conjunto da abóboda. São mais de quinhentos metros quadrados de frescos e trezentas personagens, todas elas em tamanho natural, com gestos e um papel. Miguel Ângelo só tem um assistente para preparar os enchimentos e triturar as cores. E o trabalho começa com um Inverno terrível. Faz um frio imenso, é impossível aquecer a capela. De dia pinta e de noite prepara os esboços para o dia seguinte. Durante as suas raras noites de sono dorme, a maior parte das vezes vestido e sem tirar o calçado por causa das cãibras e dos pés inchados; quando consegue fazê-lo, a pele sai agarrada ao cabedal. Leva os alimentos e o bacio consigo para o andaime para não ter que descer e trabalha até dezessete horas seguidas empoleirado a vinte e um metros de altura, de pé, com as costas dobradas para trás, o pescoço inclinado, a tinta a escorrer-lhe pelo rosto; a cada pincelada vê-se obrigado a fechar os olhos, como aprendera a fazer ao esculpir, para evitar as lascas de pedra arrancadas pelo buril. Receia ficar cego por sobrecarregar tanto os olhos e só à distância consegue ver o seu trabalho de pintor. Quando lhe dão um objeto é obrigado a olhar para o ar para identificá-lo. Recusa-se a falar seja com quem for para evitar as questões sobre o seu trabalho e proíbe o acesso à Capela Sistina até mesmo ao papa. Na rua as pessoas tomam-no por um louco, com os seus andrajos, a sua roupa manchada de tinta e o seu andar desvairado. O seu calvário dura quatro longos anos. No dia da inauguração não está presente. Está demasiado ocupado a escolher os blocos de mármore para o túmulo de Júlio II, entre os quais esculpirá o seu Moisés. A Capela Sistina faz dele um mito vivo. Os seus pares, os seus detratores, o mundo inteiro inclina-se perante o seu trabalho, que hoje, mais do que nunca, permanece uma das mais belas criações da mão humana. No entanto, Miguel Ângelo, por excesso de humildade não se considerava um pintor, mas unicamente um escultor. Tem apenas trinta e sete anos. Ainda virá a construir igrejas, a fazer a conservação de cúpulas, a desenhar lanços de escadarias, a pintar centenas de paredes, a esculpir toneladas de mármore. “Numa época em que a esperança de vida é de quarenta anos, ele morre aos oitenta e nove de buril na mão.»


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